Digaaí Sua História
Luciano Telesca
Luciano Telesca, Worcester, MA, Estados Unidos
BEATRIZ KAIPPERT | Rede CsF | Harvard
Sua história

Beatriz é aluna de fármacia na Universidade Federal do Rio de Janeiro -  UFRJ, e participou do Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos.  

Bia nos conta que o currículo da UFRJ é bem generalista e que ela teve a oprtunidade de estudar um pouco de ''tudo'' até descobrir quais áreas eram mais interessantes. Através do site de sua faculdade ela teve acesso as diferentes pesquisas que estavam sendo realizadas e após contato com um professor de sua área de interesse ela começou a trabalhar em laboratório começando a realizar um de seus sonhos profissionais. Lá ela trabalhou com fitoterápicos, onde testava diferentes extratos de plantas para analisar as atividades imunomoduladoras que tem uma grande influência da atividade imunológica para o combate ao câncer. Depois disso ela foi contemplada com a bolsa do CsF, onde teve a oportunidade de estudar nos Estados Unidos coisas completamente diferentes das que estudou no Brasil.

Estudar fora já era um sonho mas até então não tinha sido possível porque os custos são muito elevados. Beatriz se informou do programa CsF através de contados com os amigos e a partir daí se increveu, participou da seleção e apesar de alguns contratempos foi aceita. Aprimorar o idioma inglês, conhecer um novo lugar, fazer pesquisa, estudar fora e conhecer uma visão diferente da visão brasileira foram as principais motivações da aluna do Csf.

Nos Estados Unidos Beatriz trabalhou com fototerapia. Ela nos conta que aplicava laser para analisar a analgesia que isso causava nos animais e o porque que isso acontecia. Ela também trabalhou usando LED, outra fonte de luz, pra analisar atividade de exercício. 

Ter tido acesso a coisas diferentes foi um grande diferencial do intercâmbio, nos conta Bia, sinalizando que teve a oportunidade de trabalhar com coisas que ela gosta muito e que são a parte de terapias alternativas como fito e laser. ''Foi muito legal integrar essas duas visões'', pesquisar e ter acesso a estudos de diferentes áreas, o que lhe possibiltou ter uma visão global da pesquisa. Poder trabalhar com mais liberdade e recursos que no Brasil não são disponíves também foram algumas das novidades de se vivenciar essa experiência nos Estados Unidos.

 A aluna de farmácia fez estágio de pesquisa na UMASS, pesquisa básica na Clark University onde trabalhou com desenvolvimento neurológico de uma espécie de anelídeo, fez um estágio de pesquisa (''no summer'' / estágio de verão'') em Harvard onde usava o laser em camundongos para analisar analgesia e usava LED para analisar performace dos animais, aprimorando bastante suas habilidades profissionais no perído fora de casa. Voltando ao Brasil continuou sua trajetória onde atualmente faz estágio na Fiocruz, na área de farmacovigilância e pesquisa clínica. Na UMASS ela fazia parte ''da frente'' onde era treinada em pesquisa clínica e  hoje ela é a pessoa que treina os colaboradores, e ainda atua com todo levantamento de dados da área de farmacovigilância e lida com outros orgãos com FDA, ANVISA. Quanto aos planos futuros ela pensa na possiblidade de um doutorado de acordo com as possibilidades que forem surgindo.

Para finalizar a aluna do CsF deixa alguns conselhos aos interessados em participar do CsF como ''estudar para o TOELF, ter persistência para enfrentar os passos do edital, sair da zona de conforto e se dedicar aos estudos.''

 

 

Acervo faz parte do programa Rede CsF entrevista - Parceria do Digaai.com com a Rede Ciência sem Fronteiras

Memórias
Mapa
 
Favoritos
meu Facebook 
Outras histórias
LUCIANO TELESCA STANFORD
Stanford, CA, Estados Unidos
WESLEYAN ARAÚJO | Rede CsF
Cambridge, MA, Estados Unidos
PAOLA MANICA | Rede CsF
Seoul, Coréia do Sul
Julyano Texeira - Granite Countertop Pro
Peabody, MA, Estados Unidos
Gilsolon de Oliveira - SAB House Cleaning
Orlando, Flórida, Estados Unidos
Luiz de Lima - Tropical Hot Dog
Hampton, NH, Estados Unidos