Digaaí Sua História
Fernando Roberto Araujo
Fernando Roberto Araujo, Stoneham, MA, Estados Unidos
A principal lição que aprendi aqui foi sobre amizade
Sua história

Eu me chamo Fernando Roberto Araújo. Fui criado em Pernambuco e nascido no Rio de Janeiro, em Duque de Caxias na baixada Fluminense.

Cheguei em Boston em 1997. Em 2004 eu resolvi ir para a Flórida, mas quando cheguei lá descobri que o lugar ideal é Boston. O unico lugar dos Estados Unidos que passei dificuldades foi lá: na Flórida. Eu cheguei lá e com um mês comprei casa e quando pensei que tudo estava indo bem, de repente, quebrei e voltei para Boston.

A principal lição que aprendi aqui foi sobre amizade. Aqui você passa a viver em grupos, mas, infelizmente, se você faz parte de um grupo, por exemplo, o pessoal da noite, ou da igreja, quando você deixa eles, eles te deixam também. Então, aprendi que me amo, que consigo viver sem depender de grupos.

Pra mim, o melhor que tem aqui nos Estados unidos e que falta no nosso país, é a saúde e a educação. Tenho três filhos todos nascidos no Brasil e alfabetizados aqui. Todos falam português.

Hoje eu diria que não tem mais distâncias. Quando eu cheguei aos 17 anos, tudo era difícil. Você comprava um cartão de cinco dólares e falava treze ou dezoito minutos. Se caísse a ligação, perdia o tempo. Assim, nunca se falava o tempo todo. A internet já existia mas nem todo mundo tinha acesso. Mesmo que já existisse, era muito difícil. Você sentia muita saudade. Hoje em dia, é tudo fácil, tudo muito próximo. Agora é muito mais fácil ser imigrante. No entanto, as pessoas, antes de sair do Brasil, tem que ter certeza que elas tem força para enfrentar a vida de imigrante. A vida de imigrante é dura, é cruel, mas você também não pode ser coitadinho, tem que meter a cara, enfrentar, e primeiramente, você tem que saber que chegando aqui, você tem que trabalhar e ser honesto.

Eu hoje sou cozinheiro, eu trabalho numa faculdade aqui em Newton. Faço isto há uns sete anos. É um bom serviço porque tem alguns benefícios.

Memórias
Mapa
 
Outras histórias
Julyano Texeira - Granite Countertop Pro
Peabody, MA, Estados Unidos
Gilsolon de Oliveira - SAB House Cleaning
Orlando, Flórida, Estados Unidos
Luiz de Lima - Tropical Hot Dog
Hampton, NH, Estados Unidos